sábado, 24 de abril de 2010

Lançamento do ICEAO
O lançamento do Instituto CEAO foi um sucesso. Após a abertura, feita pelo do Reitor Naomar Almeida, elogiando o trabalho da equipe do CEAO, as diretoras apresentaram o projeto para um público que lotou a Sala dos Conselhos na Reitoria da UFBA
.
O projeto constitui um marco neste momento importante de transformação da UFBA. Após 50 anos de contribuição indiscutível na formação de professores, profissionais, pesquisadores, o Centro entra numa nova fase, agora com mais autonomia e um vínculo institucional que permitirá influenciar decisivamente nos destinos da Universidade.

O fato de ser instituto é vantajoso, pois permiti a participação do Centro nos espaços decisórios da Universidade. Anotamos que algumas decisões importantes para o destino da UFBA, relacionadas com a temática base que tiveram no Centro, foram tomadas sem o seu voto.

Nos debates, destacou-se que o ICEAO continuará implementando a trajetória vitoriosa do Centro, de ser um espaço de encontro de diversidades, onde pesquisadores dedicados a todas as etnias possam confrontar suas idéias e produzir ciência. Sem que isto, evidentemente, ofusque a imagem internacionalmente conhecida de espaço na diáspora de Áfricas e africanidades. Desta forma, as diversas culturas que circulam no espaço do Centro deverão dialogar, como exigem as relações na contemporaneidade.

O projeto traz, como um dos aspectos principais, o fortalecimento do “Posafro”. Esta pós tem sido importante para a produção de teses e dissertações inovadoras. A consolidação do “Posafro” contribuirá para o surgimento de novas posgradução, como conseqüência da quantidade e qualidade dos pesquisadores que esta formando. Existe uma demanda muito forte por novos cursos de posgraduação, não só para abrigar os estudantes que se graduam, como, principalmente, para abrigar os pesquisadores formados nas posgraduações que já existem.

As propostas apresentadas avançam nos aspectos organizacionais e administrativos. Com contribuições apresentadas, principalmente a possibilidade de constituição de um conselho consultivo social haverá uma institucionalização das relações políticas que influenciam os destinos do Centro.

Saudamos, portanto o lançamento do instituto, acreditando que os avanços propostos irão contribuir para o progresso das pesquisas e para a produção científica da comunidade acadêmica baiana.

Nilo Rosa
Presidente da APNB